Esboço de Filipenses

No último domingo, comecei a pregar uma série de mensagens baseadas na Epístolo aos Filipenses. Como prometi aos irmãos da igreja, posto aqui o esboço do livro que desenvolvi e que serviu de base para a pregação deste domingo e também guiará as demais mensagens. Não é um esboço exaustivo, mas procura ser fiel ao texto e tabém didático o suficiente para que a igreja possa memorizar a mensagem da carta e suas principais divisões. Espero que possa abençoar alguém! Aí vai:

Contexto:

  • Autor: Paulo (1.1)
  • Local de Escrita: Roma (1.13;4.22)
  • Data: 61 a.D.
  • Destinatários: a Igreja em Filipos. Esta igreja fora fundada por Paulo na sua 2ª viagem Missionária sendo a primeira igreja européia (At 16). Filipos deve seu nome a Filipe da Macedônia, pai de Alexandre, o Grande. Sua posição entre Roma e a província da Ásia a privilegiava como importante rota de comércio. Era uma igreja gentílica.

Propósito:

Louvar a Deus pelo seu crescimento e encorajá-los à unidade, alegria e amor no serviço de Cristo e no serviço uns aos outros.

Mensagem:

Alegria e unidade no serviço a Cristo e uns aos outros. Os termos “alegria” e “alegrar-se” (chara, chairo) ocorrem 14 vezes.

Esboço:

  1. Saudação inicial: Paulo e Timóteo desejam a graça e a paz de Cristo aos líderes e demais crentes da igreja de Filipos (1.1-2)
  2. Sofrimento (1.3-30)
    1. Paulo se alegra com a colaboração e piedade dos filipenses, mesmo estando preso (1.3-11).
    2. Paulo se alegra em Cristo a despeito de seu sofrimento e estimula os filipenses a seguirem o seu exemplo (1.12-30).
      1. Paulo se alegra com a expansão do evangelho mesmo estando preso (1.12-18).
      2. Paulo se alegra pois sabe que Cristo será exaltado por sua libertação ou por seu martírio (1.19-26).
      3. Paulo exorta os filipenses a permanecerem unidos na luta pela fé, ainda que lhes sobrevenha sofrimentos como estava ocorrendo com o Apóstolo (1.27-30).
  3. Submissão (2.1-30)
    1. Paulo exorta os filipenses a completarem a sua alegria praticando a humildade como Cristo exemplificou (2.1-11).
    2. Paulo exorta os filipenses a continuarem cultivando a submissão a Deus por causa do exemplo de Cristo para se diferenciar do mundo (2.12-18).
    3. Paulo demonstra a submissão que ele espera dos filipenses nos exemplos de Timóteo e Epafrodito (2.19-30).
  4. Salvação (3.1-4.1)
    1. Paulo destaca a alegria de possuir a Salvação pela fé em contraste com a inutilidade dos valores dos judaizantes (3.1-11).
    2. Paulo afirma o caráter dinâmico e transformador da salvação em contraste com o perfeccionismo e a libertinagem (3.12-4.1).
  5. Santificação (4.2-20)
    1. Paulo ordena aos filipenses que vivam a santificação através da reconciliação, da amabilidade, da oração e do cuidado com as próprias mentes (4.2-9).
    2. Paulo agradece as ofertas enviadas pelos filipenses, ensinando-os, pelo exemplo, a viverem uma vida de simplicidade e desprendimento (4.10-20).
  6. Saudação final: Paulo se despede dos seus leitores com o cumprimento dos que estão com ele e clama pela graça de Deus sobre os seus leitores (4.21-23).
Anúncios

Publicado em 14/09/2010, em Filipenses e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Sou amante dos liivros,tenho alguns.E gostaria por favor me mandar mensagens Bíblicas.Sempre admirei seus estudos.Deus o abençoe. Pr Carmo Rosa

    • Lucas Rangel de C. Soares

      Olá Pr Carmo Rosa!
      Desculpe demorar tanto para responder seu comentário!
      Tenho usado o blog para postar principalmente as pastorais preparadas para o boletim da igreja que pastoreio e também outros textos ou vídeos que acho interessante. Mensagens em mp3 podem ser encontradas na seção recursos do site da IECI: http://iecitajuba.com.br/. Ali você encontrará algumas poucas mensagens minhas. Estamos nos estruturando para gravar todas as mensagens dominicais.
      Um abraço!

  2. Os estudos são ótimos e fortalecem a nossa fé. Se fossem colocadas mais informações abordadando critica textual, seria ainda mais edificante. (Como por exemplo quantos manuscritos existem, suas variantes textuais).

  1. Pingback: Esboço de Filipenses « Teologando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: